A
necessidade do laboratório de matemática para formação de professor na FAFIDAM (Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos) inicia-se com a reforma do projeto político pedagógico do curso de matemática,
finalizado em 2007, que para atender as novas exigências do conselho de
educação e as tendências do ensino na área, cria várias disciplinas
laboratoriais dentro da matriz curricular do curso.
Para
atender a necessidade da formação de professores de matemática do ensino
básico, segundo os referenciais da reforma (PCNEF, PCNEM, PCN+ e Orientações
curriculares para o ensino médio), faz-se necessário um ambiente que reúna
condições metodológicas, didáticas e pedagógicas para tais anseios.
Os
questionamentos sobre a função social da matemática na escola e na vida fizeram
com que novos rumos fossem dados ao trabalho com a formação inicial do
professor de matemática. Esta formação, orientada ao ensino e a pesquisa,
levaram várias universidades a criarem seus laboratórios e suas ações de
ensino, pesquisa e extensão ligadas a eles.
Esta
característica nos fez refletir que a UECE/FAFIDAM não podia ficar de fora
destas mudanças para a formação do professor de matemática. Mantendo também o
perfil do curso, que é de ótimos conceitos nos programas de avaliação nacional,
nota 04(quatro) no último ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Diante do exposto, tornou-se indispensável à
imediata criação do laboratório de matemática para formação de professor na
FAFIDAM junto aos órgãos competentes da UECE (Universidade Estadual do Ceará).
A
criação do Laboratório teve e tem como principal objetivo melhorar a formação
do professor de matemática através do ensino, da pesquisa e da extensão no
curso de Licenciatura Plena em Matemática da FAFIDAM, através da proposta
didática, pedagógica e metodológica do ensino e da aprendizagem da matemática
laboratorial.
Este
blog vem a contribuir com a divulgação do Laboratório, bem como de tudo que o
compõe: materiais concretos, oficinas, fontes de pesquisa; com o objetivo de
dispor um maior acervo para professores, futuros professores e a comunidade
acadêmica como um todo. Todo o material está à disposição para complementação
de aulas (para professores), para aprofundamento de conteúdos (para alunos),
enfim, para contribuir com o ensino-aprendizagem de Matemática. Faça bom uso!
Comentários
Postar um comentário