A necessidade do laboratório de matemática para formação de professor na FAFIDAM (Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos) inicia-se com a reforma do projeto político pedagógico do curso de matemática, finalizado em 2007, que para atender as novas exigências do conselho de educação e as tendências do ensino na área, cria várias disciplinas laboratoriais dentro da matriz curricular do curso.
Para atender a necessidade da formação de professores de matemática do ensino básico, segundo os referenciais da reforma (PCNEF, PCNEM, PCN+ e Orientações curriculares para o ensino médio), faz-se necessário um ambiente que reúna condições metodológicas, didáticas e pedagógicas para tais anseios.
Os questionamentos sobre a função social da matemática na escola e na vida fizeram com que novos rumos fossem dados ao trabalho com a formação inicial do professor de matemática. Esta formação, orientada ao ensino e a pesquisa, levaram várias universidades a criarem seus laboratórios e suas ações de ensino, pesquisa e extensão ligadas a eles.
Esta característica nos fez refletir que a UECE/FAFIDAM não podia ficar de fora destas mudanças para a formação do professor de matemática. Mantendo também o perfil do curso, que é de ótimos conceitos nos programas de avaliação nacional, nota 04(quatro) no último ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Diante do exposto, tornou-se indispensável à imediata criação do laboratório de matemática para formação de professor na FAFIDAM junto aos órgãos competentes da UECE (Universidade Estadual do Ceará).
A criação do Laboratório teve e tem como principal objetivo melhorar a formação do professor de matemática através do ensino, da pesquisa e da extensão no curso de Licenciatura Plena em Matemática da FAFIDAM, através da proposta didática, pedagógica e metodológica do ensino e da aprendizagem da matemática laboratorial.
Este blog vem a contribuir com a divulgação do Laboratório, bem como de tudo que o compõe: materiais concretos, oficinas, fontes de pesquisa; com o objetivo de dispor um maior acervo para professores, futuros professores e a comunidade acadêmica como um todo. Todo o material está à disposição para complementação de aulas (para professores), para aprofundamento de conteúdos (para alunos), enfim, para contribuir com o ensino-aprendizagem de Matemática. Faça bom uso!
Comentários
Postar um comentário